segunda-feira, 30 de novembro de 2015

15 mortes violentas são registradas no fim de semana em São Luís

No mês de novembro, já são quase 70 homicídios e mais de 10 latrocínios.
Dados são da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-MA).

Maurício ArayaDo G1 MA
11 corpos de vítimas de crimes deram entrada no IML (Foto: Biné Morais / O Estado) 
15 corpos de vítimas de crimes deram entrada no
IML (Foto: Biné Morais / O Estado)
 
Quinze mortes violentas foram registradas na Região Metropolitana de São Luís (MA) no fim de semana, sendo uma por latrocínio – roubo seguido de morte. No mês de novembro, segundo dados da SSP-MA, já são quase 70 homicídios e mais de 10 latrocínios. Somente na primeira quinzena, foram quase 40 mortes na Ilha de São Luís.

(Correção: ao ser publicada, essa reportagem errou ao informar que 11 mortes violentas haviam sido registradas no fim de semana. Na verdade, foram registradas 15 mortes. O erro foi corrigido às 9h51.)

Os dados são da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-MA), que reúne informações sobre as ocorrências registradas pelo Centro Integrado de Polícia e Segurança (Ciops), Instituto Médico Legal (IML) e Sistema Integrado de Gestão Operacional (Sigo) em São Luís e nos municípios de São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa.

Ainda na sexta-feira (27), foram quatro assassinatos – sendo três em São Luís e um em São José de Ribamar, todos por arma de fogo. As vítimas foram identificadas como Roberto Vagner Cantanhede, de 45 anos; Daniel Simoa da Silva, de 26; e Wemerson Felipe Frazão Santos, de 17. Uma das vítimas, de sexo masculino, não foi identificada pelo Instituto Médico Legal (IML).

No sábado (28), duas mortes por arma branca. Em São Luís, Werbeth Machado da Silva, de 25 anos, foi assassinado no bairro da Cidade Operária. Em São José de Ribamar, Valdinei de Jesus Sousa Santos, de 22, foi morto no bairro do Jardim Tropical I.

No domingo (29), Weliton Rodrigues Pereira, de 19 anos, foi vítima de arma branca no Centro da capital maranhense; e José Orlando Batista Silva, de 45, vítima de arma fogo no Parque Timbira.

Na MA-201, rodovia de acesso a São José de Ribamar, dois dos três suspeitos de praticar um assalto a uma van foram mortos por um passageiro armado. As duas vítimas foram identificadas como Yuri Freire Costa, de 17 anos, e Joadson Pedreira Mendes, de 18.
E já na madrugada desta segunda-feira (30), outros três corpos sem identificação deram entrada no IML de São Luís, todos de vítimas de arma de fogo.

Latrocínios
 
Também no domingo, dois latrocínios fizeram elevar para 12 o índice de crimes deste tipo no mês de novembro. Ambos os casos foram registrados no município de São José de Ribamar. No Parque Araçagi, André Cesar Cunha de Araújo, de 23, foi assassinado por arma de fogo após ter pertences roubados.

Em outro ponto da cidade, o dono de bar Rubenildo Ferreira, de 33 anos, foi esfaqueado por três suspeitos enquanto fechava o estabelecimento. Ele chegou a ser socorrido e levado para o Hospital Municipal de Urgência e Emergência Clementino Moura, o ‘Socorrão II’, mas não resistiu.
De janeiro a outubro de 2015, foram registrados 36 latrocínios na Região Metropolitana.

Mortes violentas em 2015
 
De janeiro a outubro, foram registradas 737 mortes violentas na Região Metropolitana. A média é de dois assassinatos por dia somente em São Luís, segundo levantamento do G1.

Do total, 650 foram casos de homicídios dolosos nos quatro municípios da Região Metropolitana; 48 latrocínios; e 39 lesões corporais seguidas de morte; sendo 533 em São Luís, 134 em São José de Ribamar; 54 em Paço do Lumiar; e 16 em Raposa.

Dos latrocínios registrados no período, 36 foram em São Luís, 10 em São José de Ribamar, um em Paço do Lumiar e mais um em Raposa.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites Mais