quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Após o Carnaval, igrejas de São Luís celebram início da Quaresma

Período de 40 dias de reflexão e penitência preparar fiéis para a Páscoa.
Lançamento oficial da campanha da fraternidade será no sábado (21).

Do G1 MA, com informações da TV Mirante
Para os católicos, após o Carnaval, tem início a quaresma, o período de reflexão, penitência e oração que antecede a Páscoa. Nas igrejas de São Luís, foram celebradas missas com o tema nesta quarta-feira (18).

Em São Luís, a Igreja do Carmo, na Praça João Lisboa, é uma das mais tradicionais na liturgia da Quaresma. O dia começa com a celebração de várias missas durante a manhã. Os fiéis são chamados ao altar para a simbologia que marca a Quarta-feira de Cinzas e que eles compreendem como renovação da vida.

"A questão principal é relembrar que do pó viemos e ao pó voltaremos. É muito importante a gente passar essa tradição aos nossos filhos", diz a professora Irisvana Vitoriano.

A cerimonialista Karina Marçal começou a Quarta-feira de Cinzas preservando uma tradição católica da família. Dias de silêncio, sem ligar a TV e sem muitas atividades de lazer. Os próximos dias serão dedicados ao jejum, à oração e à caridade. Mesmo grávida de três meses, ela diz que não vai deixar de fazer alguns sacrifícios durante a Quaresma.

"Em outros anos, eu deixava de comer carne os 40 dias e deixava de almoçar também. Mas, dessa vez, euvou me abster de carne vermelha às sextas-feiras, que também é uma forma de jejum, e retirar só alguns itens que não atraplhem tanto", explicou.

A bíblia conta que Jesus viveu durante 40 dias no deserto, recolhido e fazendo orações. Por isso, o termo ficou conhecido entre os católicos como a Quaresma, o período em que os cristãos se preparam para a Páscoa e também fazem reflexões sobre seus atos em relação ao próximo e sacrifícios como o jejum. "Não é assim uma coisa de tradição. É crença. É crer que realmente isto é importante para a nossa salvação", explica a professora Rosimeire Santos.

A celebração da missa marca o início de um período de penitência, de fortalecimento da fé e do verdadeiro significado da Páscoa. "Renova as nossas esperanças, fortalece a nossa fé. É sempre bom estar juntos de Deus", diz o aposentado José Aragão. "Morrer o homem velho, viver o homem novo de acordo com os mandamentos do Nosso Senhor Jesus Cristo", declara a farmacêutica Necimar Aragão. "Para que a nossa continue sempre firme, forte e valiosa para podermos merecer a nossa salvação", diz o aposentado Antônio Nunes.

Campanha da fraternidade

A Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou nesta quarta-feira (18) a campanha da fraternidade, com o tema "Fraternidade: igreja e sociedade" e lema "Eu vim para servir".
A ideia é aprofundar, a partir do evangelho, o diálogo e a colaboração entre a igreja e a sociedade como serviço ao povo  brasileiro. Em São Luís, o lançamento oficial da campanha da fraternidade será neste sábado (21), às 15h, no Ginásio Castelinho.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites Mais