segunda-feira, 2 de junho de 2014

Acabou a greve! Ônibus já estão de volta às ruas…

O movimento grevista iniciado no dia 22 de maio acabou nesta manhã de segunda-feira 02/06.  Após uma série de reuniões sem sucesso e com a decisão de ontem domingo (1º) do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-MA) que decretou a ilegalidade da greve, os Sindicatos dos Rodoviários decidiram retornar ao trabalho.
Os rodoviários reivindicam 11% do reajuste salarial (proposta anterior de 16% foi reduzida), reajuste do vale-alimentação para R$ 500,00 por mês, inclusão de um dependente no plano de saúde, além da implantação de plano odontológico.
Logo quando surgiram os rumores de aumento de passagem, a Prefeitura de São Luís descartou a possibilidade de aumento. O município ainda sugeriu o combate às fraudes nas gratuidades e meias-passagens, o fim da chamada ‘Domingueira’ (gratuidade), além da redução do ICMS para combustíveis, o que pode representar um ganho de aproximadamente R$ 2.125.000,00 por mês ao setor.
A greve teve seu fim após a desembargadora federal Solange Cristina Passos Cordeiro, decidir que a paralisação infringiu o princípio constitucional que proíbe a suspensão completa dos serviços essenciais. “Sua prestação [do serviço público] deve ser adequada, não podendo sofrer interrupção, isto porque, importaria em prejuízos de toda ordem, à coletividade, que dele depende para satisfazer seus legítimos interesses e necessidades inerentes a todo cidadão”, garante.
As empresas que prestam serviço de transporte coletivo já começaram liberar os ônibus das garagens.
A qualquer momento mais informações…

Do Blog do Domingos Costa

0 comentários:

Postar um comentário

 

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites Mais