segunda-feira, 19 de maio de 2014

Mãe que doou mais de 30 litros de leite materno recebe prêmio no Piauí

Atualmente o Banco de Leite Estadual recebe 4 litros de leite por dia.
Ação de incentivo a doação reuniu mais de 20 mães e profissionais de saúde.

Do G1 PI
Iones Maria Bezerra ficou em 1º lugar com 32,7 litros doados. (Foto: Ascom/Sesapi)Iones Maria Bezerra, ao centro segurando a filha, ficou em 1º lugar com 32,7 litros doados. (Foto: Ascom/Sesapi)
 
Durante uma ação da Maternidade Dona Evangelina Rosa pra comemorar o Dia Mundial de Aleitamento Materno, três mães foram premiadas pela quantidade de leite doado. Um dos destaques foi Iranildes Maria Bezerra, que doou 32,7 litros durante um período de quatro meses e ficou em primeiro lugar. Em 2º lugar, Eva Regina da Silva Santos, com 7,5 litros e em 3º lugar Suênia Vieira Mesquita, com 6,3 litros doados.

mais de 20 mães participaram do evento (Foto: Ascom/Sesapi) 
mais de 20 mães participaram do evento
(Foto: Ascom/Sesapi)
 
Participaram da ação, que ocorreu nesta segunda-feira (19), mais de 20 mães, profissionais de saúde, pais e crianças, que puderam ouvir música ao vivo. De acordo com Vanessa Paz, coordenadora do Banco de Leite da maternidade, ações de conscientização reforçam a importância nutricional do aleitamento exclusivo no seio até pelo menos os seis meses de vida.

“A amamentação reflete boa imunidade não só nos primeiros anos de vida, mas nas repercussões da saúde futura. Novas campanhas serão veiculadas para sensibilizar a sociedade sobre a importância de doar leite materno", destacou Vanessa Paz.

Durante toda a tarde, os participantes também puderam ouvir paródias relacionadas ao tema e ainda aprender sobre a importância do aleitamento materno. Além de informações, foram disponibilizadas tendas com maquiagem e com lanche para as mães. O evento também contou com apresentações de shows musicais.

A doméstica Jade Moraes Alves, que amamenta o pequeno Miguel Alves, de quatro meses, afirma que o recém-nascido já se mostra bem feliz quando recebe o complemento da alimentação do peito. “Eu quero continuar dando leite materno até que ele passe a crescer saudável. Gostei de ver que muitas pessoas ainda se preocupam com mães que precisam deste alimento essencial para os nossos pequenos”, frisou.

Atualmente o Banco de Leite Estadual recebe por dia 4 litros de leite, sendo que o essencial para manter cerca de 50 recém-nascidos prematuros é de pelo menos de oito litros por dia. De acordo com o Comitê Estadual de Aleitamento Materno, 14% dos bebes que nascem nas Maternidades de Teresina são prematuros e por isso precisam das doações constantemente.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites Mais