quarta-feira, 16 de abril de 2014

Grávida que morreu em presídio do PI cumpria pena por roubar xampus

Presa passou mal, foi conduzida para um hospital, mas chegou sem vida.
Gestante foi presa em Parnaíba após o roubo de xampus.

Ellyo Teixeira Do G1 PI
Produtos furtados pela detenta morta em presídio do Piauí (Foto: Junior Catita/Portal do Catita)Produtos furtados pela detenta morta em presídio do Piauí (Foto: Junior Catita/Portal do Catita)
A detenta grávida que morreu após problemas de saúde dentro da Penitenciária Feminina, em Teresina, nessa segunda-feira (14) cumpria pena desde o mês de janeiro deste ano, após furtar vários vidros de xampus em uma loja na cidade de Parnaíba, no litoral do estado.

De acordo com diretor de presídios no estado, Wellington Rodrigues, após notar que Anastácia Batista da Silva, precisava de atendimento médico, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a ser acionado, mas devido a demora a mulher foi levada de viatura para o hospital. “A ambulância demorou muito, então tivemos que levá-la no carro da polícia. Infelizmente a mulher já chegou sem vida ao hospital do bairro Promorar”, relatou.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), Vilobaldo Carvalho, no mesmo dia as presas ficaram revoltadas com a morte da mulher grávida que cumpria pena no presídio. Elas recusaram a voltar para as celas após o banho de sol, dando início a um princípio de motim.

“Eles se rebelaram para chamar a atenção das autoridades, principalmente da Secretaria de Justiça (Sejus). Pois uma detenta que estava grávida morreu na madrugada da segunda. A situação nos presídios do estado é degradante e absurda”, disse.

A Secretaria de Justiça determinou a abertura de sindicância para apurar a causa da morte e se houve negligência por parte dos agentes penitenciários. O G1 tentou falar com a diretora da Penitenciária Feminina de Teresina, mas ela não atendeu as ligações.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites Mais