segunda-feira, 31 de março de 2014

Deputado Roberto Costa parabeniza Academia Bacabalense de Letras

Na sessão desta terça-feira (25), o deputado estadual Roberto Costa (PMDB) parabenizou a Academia Bacabalense de Letras (ABL) pelos seus 13 anos de fundação, e solicitou um requerimento na Assembleia Legislativa prestando congratulações à instituição em nome do seu presidente Francisco José da Silva (Zezinho Casa Nova).

“Entrei com um requerimento parabenizando a Academia Bacabalense de Letras em nome do presidente Zezinho Casa Nova, o poeta, que hoje preside a Academia. Uma ABL que tem feito um trabalho fundamental para a cidade de Bacabal, no sentido de construir e manter a cultura viva em nossa cidade”, destacou o parlamentar.

ABL – No final de 2000, um grupo de poetas e escritores bacabalenses notabilizou a classe literária local no intuito de criarem um organismo que congregasse nossos anônimos literatos. O movimento, que foi encabeçado, pelos poetas Casanova, Costa Filho, Aline Piauilino, Eduardo Freitas, Pedrenrique Coe, entre outros, logo ganhou a adesão de uns e a resistência de outros. Após sucessivas reuniões e discussões em trono da sigla, da estrutura e dos objetivos a serem adotados pela recente entidade, foi fundada oficialmente a ABL, na histórica data de 24 de março de 2001.

Em 12 de maio do mesmo ano foi realizada aposse coletiva dos 17 literatos fundadores, com as primeiras diplomações em 24 de março de 2002. Nascia assim a ABL, para agregar, difundir e valorizar os poetas e escritores de Bacabal e região do Médio Mearim proporcionando o resgate e registro de nossa história, além de incentivar a revelação e surgimento de novos escritores.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites Mais