segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Saiba quem são os favoritos para ocupar a vaga de governador e vice-governador

Prestes a viver situação inédita, políticos se articulam nos bastidores, para se cacifar para uma possível eleição indireta


Glaucione Pedroza
Publicação: 23/02/2014 08:54
 

Com a proximidade das eleições de outubro é nítida as movimentações nos bastidores dos legislativos estadual e municipal. Na Câmara Municipal de São Luís, por exemplo, muitos vereadores já se declararam candidatos a concorrerem a vagas de deputados estadual e federal. Já na Assembleia Legislativa o principal debate gira em torno, principalmente, da possibilidade da vacância da vaga de governador de estado, caso a governadora Roseana Sarney (PMDB) renuncie ao cargo para se candidatar nas eleições de 2014.

Acontece que as indefinições ainda são muitas e o Maranhão, dentre todo o cenário eleitoral do país, vive um caso especial, pois a renúncia de Roseana Sarney irá trazer uma situação atípica, visto que não há vice-governador para assumir o cargo. Deste modo, a Lei prevê que, durante a transição e a ocorrência de uma eleição indireta, a cadeira seja ocupada interinamente pelo primeiro representante direto do povo, o presidente da Assembleia Legislativa, que no caso maranhense é Arnaldo Melo (PMDB).

Porém, a legislação exige que seja feita Lei Estadual prevendo como se daria a ocupação dos cargos simultaneamente de governador e vice-governador e a exigência já foi cumprida, na última semana, pelo legislativo maranhense, com a aprovação do Projeto de Lei, que prevê uma eleição indireta para esses casos, dependendo agora somente da elaboração de Resolução Legislativa para regulamentar o processo.

De todo modo, com a concretização da renúncia de Roseana Sarney, o deputado Arnaldo Melo assumiria interinamente até a convocação de eleição indireta. Nos bastidores muita especulação a respeito de alguns nomes que podem vir ocupar a cadeira de governador e permanecer até o final do ano.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites Mais