segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Roberto Costa participa de audiência com vereadores de Balsas e Secretário Aluísio Mendes

Em busca de melhorias para a segurança pública da cidade de Balsas, uma comitiva de vereadores do município esteve na tarde desta quinta-feira, 31, em audiência com o secretário Aluísio Mendes. Estiveram presentes os vereadores: Valdivino Júnior, Fransuíla das Chagas, Pedro Jodacy, Arnaldo Gomes, Fernanda Zottis, Ari Rogério, Alan Douglas e Elmar Lopes. O encontro aconteceu por intermédio do deputado estadual e presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, Roberto Costa (PMDB), que acompanhou toda a reunião.

Durante a audiência, Aluísio Mendes falou sobre os índices de violência, fenômeno acontece em todo país e que o Maranhão continua com menores números em comparação aos demais Estados. O estado é o 6º menos violento do Nordeste e o 16º menos violento do país. O secretário garantiu que esse aumento da violência decorre da falta de efetivo, carência de recursos e abrandamento das penas, uma vez que o Supremo Tribunal Federal (STF) retirou da lista de crimes hediondos os traficantes de drogas.

Sobre Balsas, Aluísio destacou a obra da delegacia regional, que esteve parada, mas já foi retomada e deverá ser entregue ainda em dezembro deste ano. Também, anunciou a compra de novas viaturas e a reforma do prédio do Batalhão.  “Nós licitamos a reforma do novo batalhão lá de Balsas. Vai ser o Batalhão mais moderno do Maranhão. Vamos começar a obra agora em novembro e deverá ser entregue em abril ou maio. Na mesma área, mas totalmente remodelado, ampliado e modernizado”, afirmou.

 Para Roberto Costa, o diálogo e a parceria entre os entes do poder público, e principalmente, o apoio da sociedade civil, são essenciais para o fortalecimento do Sistema de Segurança Pública. No entanto, destacou a fragilidade do código penal. “Se tivéssemos leis mais duras, com certeza não estaríamos vivendo nessa realidade. Não só no Maranhão, mas em todo o Brasil. O que tem complicado é esse conjunto de leis, sem alterar isso, nenhum estado brasileiro hoje pode ficar tranquilo. No entanto, a governadora tem feito altos investimentos na segurança pública do nosso estado”.

 A vereadora Fransuíla das Chagas, que destacou pontos frágeis na segurança do município, avaliou a reunião bastante produtiva. “O intuito dessa reunião era tratarmos da segurança pública do nosso município. Trouxemos uma pauta, com relação principalmente ao presídio da cidade, da construção da delegacia, entre outros, e já obtivemos as informações necessárias para levarmos à população de Balsas”, declarou.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites Mais