segunda-feira, 30 de setembro de 2013

“Sexta-feira Quente” com Roberto Costa

Nossa coluna traz nesta sexta-feira, 27, a figura polêmica, combativa e atuante do deputado estadual Roberto Costa (PMDB).
Bem à vontade ao responder aos questionamentos da “Sexta-feira Quente”, Costa abriu o jogo e falou sobre o seu mandato, questão da juventude, corrupção no Detran, governo Edivaldo Holanda Júnior, realização do “melhor governo da minha vida”, confrontos com o deputado Bira do Pindaré, aliança PMDB/PT, candidaturas de Luis Fernando e de Flávio Dino, e muitos outros assuntos quentíssimos.

O Blog do Robert Lobato agradece a disponibilidade do deputado Roberto Costa e da sua assessoria nas pessoas da Glaucione e de Robertinho.
Agora, com vocês: Roberto Costa.

“O prefeito Edivaldo Holanda Júnior precisa ter direcionamento, mas em vez disso, o que ele tem demonstrado é uma grande desorganização e falta de autoridade. Sabemos que em oito meses de gestão não é possível entregar obras prontas. Mas ele deveria já ter pelo menos iniciado um processo de mudança.”
AVALIAÇÃO DO MANDATO

Tenho procurado dar o melhor de mim para fazer um bom mandato, à altura daqueles que confiaram em mim, para que os representassem. Uma prova disso são as várias lutas que temos travado na Assembleia e fora dela também. Podemos lembrar aqui da nossa luta por um IPTU mais justo em São Luís, cuja taxa tinha sido aumentada de forma abusiva e nós ficamos ao lado da população e conseguimos derrubar, na Justiça, a cobrança abusiva. Também travamos uma luta contra o desvio de R$ 73 milhões pela Prefeitura de São Luís, que culminou na devolução deste montante desviado. Posso destacar também nossa atuação na CPI da mulher, a qual, com a ajuda das colegas deputadas, elaborei um relatório que vai ajudar na execução de um plano de combate à violência contra a mulher no Maranhão. Além dos nossos projetos de Lei, os quais posso destacar aqui: o Passe Livre; a isenção para taxa de segunda via de documentos roubados; organização dos grêmios; projetos de fortalecimento cultural etc.

A POLITIZAÇÃO DA JUVENTUDE

A nossa juventude é ativa e consciente politicamente. Tivemos recentemente uma demonstração clara da consciência política da nossa juventude foram essas manifestações que ocorreram em todo país, inclusive em nosso estado. Foram jovens e sociedade em geral insatisfeitos com todo sistema e não somente um grupo político, como tentaram partidarizar os debates sobre o ocorrido. Temos em especial, o caso da juventude do nosso partido, a JPMDB, que tem contribuído bastante oferecendo cursos de formação para a juventude, promovendo debates etc. O nosso mandato também tem sido voltado para fortalecer a juventude, com a elaboração e aprovação de Leis direcionadas para este segmento, como a regulamentação e garantia de exercício de grêmios estudantis nas escolas secundaristas do estado; Lei que vai instituir o Passe Livre. Então, várias de nossas ações são voltadas para esse segmento também.

LIDERANÇA DO BLOCO PARLAMENTAR PELO MA

Nós procuramos fazer uma liderança do Bloco Parlamentar pelo Maranhão de uma forma diferente, procurando agir democraticamente, dentro e fora da instituição. O Governo do Estado tem trabalhado bastante e a Assembleia, além de fiscalizar, tem que ser parceira, para fazer com que os projetos tenham celeridade e cheguem de pronto para atender as demandas da sociedade. Eu não me considero um líder e sim mais um companheiro que está ajudando neste projeto, até porque, dentro do Bloco Parlamentar pelo Maranhão tenho verdadeiros companheiros com os quais aprendi muito, como o deputado Manoel Ribeiro, que tem uma experiência muito grande, foi presidente da Casa e tem nos ajudado a conduzir; posso citar também o deputado César Pires, que é o líder da bancada governista, um deputado que tem toda uma história, já foi secretário de educação, reitor da Universidade Estadual do Maranhão e que também muito contribui na Assembleia; além do presidente da Casa, o deputado Arnaldo Melo, que também usa de toda sua experiência para nos dar o suporte necessário.

RECLAMAÇÃO DA BASE E EMENDAS PARLAMENTARES

Existe uma questão muito pertinente que é a questão da arrecadação do estado e municípios. Apesar disso, a governadora Roseana Sarney tem feito um esforço muito grande para atender as demandas de todos os municípios e as demandas dos deputados, através de emendas, que também culminam em melhorias para os municípios. Só que o processo não é fácil, é burocrático, daí se tem a demora.

GESTÃO JOÃO CASTELO E CRÍTICAS INJUSTAS

Não classificaria como “injustiça” as críticas que fiz ao ex-prefeito João Castelo. Houve um momento na gestão do ex-prefeito em que faltou sintonia com a população. Por isso resolvemos nos posicionar, não contra a pessoa do gestor, mas ao lado da população. As lutas eram várias: por melhorias na educação, saúde, o próprio IPTU. Então, meu posicionamento foi o de ficar ao lado da população de São Luís.

OPÇÃO PELA CANDIDATURA EDIVALDO HOLANDA

Veja bem. No primeiro turno nosso grupo tinha um candidato: era o vice-governador do Maranhão, Washington Luiz, um grande companheiro que tem dado uma contribuição muito importante para o nosso estado. Mas já no segundo turno, eu, enquanto liderança política, me vi na obrigação de tomar uma posição, diante da escolha do futuro da nossa capital. Por isso, tomando por base a coerência, depois de muito ter criticado o modo de gerir do ex-prefeito, achei que a troca de gestor poderia ser uma opção para a população de São Luís, mas infelizmente ainda não tivemos o retorno esperado, na verdade posso até falar que a única coisa que tivemos foi decepção.

PRINCIPAIS ERROS DO PREFEITO EDIVALDO JR.

O prefeito Edivaldo Holanda Júnior precisa ter direcionamento, mas em vez disso, o que ele tem demonstrado é uma grande desorganização e falta de autoridade. Sabemos que em oito meses de gestão não é possível entregar obras prontas. Mas ele deveria já ter pelo menos iniciado um processo de mudança. E a única coisa que temos são problemas crônicos, os quais ele não tem demonstrado sequer interesse em resolvê-los, como a questão do nosso sistema de saúde que está um caos, podemos observar também a questão da mobilidade urbana, que tem sido motivação de vários protestos, quer seja de quem depende de transporte público ou seja para quem anda de carro, já que as ruas estão intrafegáveis. Outro caso muito grave também é a questão da educação, estamos presenciando estudantes sem aula, escolas fechadas. São problemas gravíssimos que precisam, pelo menos, do posicionamento do senhor prefeito, que apresente e inicie um plano de ação.

ROSEANA SARNEY E O “MELHOR DA MINHA VIDA” 

Tenho a convicção que governadora caminha para cumprir o melhor governo por era assumido. A governadora Roseana tem feito tudo o que está ao seu alcance. Temos um exemplo, do maior investimento em saúde da história do Maranhão, com a entrega de hospitais prontos, modernos, em todo o estado. Posso citar aqui também o grande projeto rodoviário, de construção de novas estradas, recuperação de vias, visando interligar todos os municípios do Maranhão, o que significa progresso. Dados recentemente divulgados pelo IPEA demonstram o crescimento do nosso estado, com avanço em nosso IDH, tudo resultado do nosso trabalho. Isso demonstra que estamos no caminho certo, que se mantivermos essa velocidade de crescimento, em pouco tempo avançaremos mais ainda. Estamos no caminho certo do desenvolvimento.

CANDIDATURA LUIS FERNANDO

O secretário Luís Fernando é um homem preparado, tem feito um grande trabalho à frente da secretaria de Infraestrutura, tocando as obras em todo o nosso estado. Ele foi uma escolha de um sentimento que hoje existe nas ruas e no próprio grupo, de renovação, de oxigenação no grupo. Além disso, o secretário Luís Fernando fez uma administração diferenciada, que até hoje conseguiu se destacar no cenário nacional, colocando São José de Ribamar em uma posição de destaque. Luís Fernando tem condições técnicas e políticas, fruto de uma administração testada e aprovada.

A OPOSIÇÃO DINISTA

A oposição vem fazendo o de sempre: faz muito barulho antes da eleição e perde. Isso acontece porque eles só sabem criticar e na hora de agir, de demonstrar um projeto concreto, diferenciado, um verdadeiro projeto alternativo, eles não conseguem, porque simplesmente não têm. A população viu o governo desastroso que a oposição fez quando assumiu. Isso é muito discurso e pouca prática. Por isso a população do Maranhão continua votando no nosso grupo.

ACUSAÇÕES CONTRA O DEP. BIRA DO PINDARÉ

Todas as acusações feitas por mim são amparadas, são fundamentadas em provas. Eu não entendo isso como uma questão pessoal. Agora, as acusações ao meu respeito são todas sem fundamentos e toda vez que surgir uma mentira, ela será respondida na mesma hora.

ALIANÇA PT/PMDB

A aliança do PMDB com o PT é fruto de um projeto nacional que o Maranhão tem ajudado a executar, apoiando a presidente Dilma e no nosso estado nossa prioridade é essa. A vaga de candidato a vice-governador já é fato consumado, a vaga é do PT. Agora, quem será o candidato, isso é uma questão interna do PT.

CORRUPÇÃO NO DETRAN E CASO APAC

Nosso mandato, por ter denunciado muitas irregularidades cometidas pela oposição, inclusive denunciando as práticas abusivas de uso da máquina pública em campanha antecipada, tem sido o principal alvo da oposição. Quanto à questão da APAC, não há fundamentação nesta denúncia. Tanto que o próprio Ministério Público já arquivou o processo e a Justiça determinou que o Convênio acontecesse. Essa “denúncia”, infelizmente, foi uma tentativa vã de tentar “politizar” o tema, fazer disso um instrumento de perseguição política, pois nós viramos uma “pedra no sapato” deles. O próprio Dom Xavier, presidente da APAC e um homem reconhecido em todo o Maranhão por sua seriedade e lutas sociais, já veio até à Assembleia e explicou que nunca houve nenhum esquema. O projeto de Convênio do Detran e APAC tem todo o apoio do estado, inclusive da Central de Monitoramento do Tribunal de Justiça, pois esse é um projeto importante de para os apenados, que estão excluídos da sociedade, para que possamos garantir, de forma cidadã, sua ressocialização.

ROSEANA E O SENADO

A governadora Roseana tem todas as condições de ser eleita senadora. Assim como deseja muito continuar seu mandato até o final, para garantir o prosseguimento de suas ações. Então essa será uma decisão, que será tomada mais na frente, em conjunto pelo grupo.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites Mais