quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Comarca de Santa Rita ganha novo fórum

A inauguração contou com a presença de magistrados e autoridades do Executivo e Legislativo municipal (Foto: Ribamar Pinheiro)
A inauguração contou com a presença de magistrados e autoridades do Executivo e Legislativo municipal (Foto: Ribamar Pinheiro)

05SET201317:10
 
Dando continuidade às inaugurações de obras do Judiciário no interior do Estado, o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) entregou à população de Santa Rita o novo fórum da comarca, cujos serviços forenses vão beneficiar mais de 32 mil jurisdicionados da região.
Ao descerrar a placa de instalação do novo fórum, o presidente do TJMA, desembargador Antonio Guerreiro Júnior reafirmou o compromisso do Poder Judiciário com a eficiência na prestação jurisdicional, ressaltando, no seu pronunciamento, a importância da gestão compartilhada.
“Sem gestão compartilhada e transparência não se chega a lugar algum. É fundamental que os gestores deem continuidade aos projetos de cunho institucional voltados para o fortalecimento da Justiça e da cidadania. O Judiciário estará sempre de portas abertas à sociedade”, enfatizou.
O corregedor-geral da Justiça, desembargador Cleones Carvalho Cunha, destacou a evolução estrutural e funcional do Judiciário nos últimos anos, que ganhou importante reforço com a criação do Fundo de Reaparelhamento do Poder Judiciário (FERJ), em 2000, e com a realização de concursos públicos, visando garantir um quadro funcional compatível com as necessidades na área de recursos humanos.
“Iniciamos uma verdadeira revolução no Judiciário, reaparelhando todo o órgão e investindo na sua estrutura física. Temos conquistas históricas e magistrados e servidores comprometidos com a causa da Justiça e a serviço do povo”, frisou.
A juíza Karine Lopes ressaltou que a entrega do novo prédio cumpre a meta do Judiciário de oferecer prestação jurisdicional de boa qualidade aos usuários da Justiça de 1º grau. “A nova estrutura vai nos permitir desenvolver, juntamente com os servidores, um melhor trabalho para o alcance da tão almejada segurança e paz social”, disse.
O prefeito da cidade, Antônio Cândido Santos, prometeu continuar trabalhando em parceria com o Judiciário. “Temos a honra de receber esse moderno prédio da Justiça, que irá servir ao nosso povo. O Executivo municipal estará sempre à disposição do Judiciário para colaborar no que for preciso”, destacou.
O lavrador Pedro Viana, morador do município há quase 70 anos, afirma que o fórum é a concretização de um sonho antigo da população local. “Estamos felizes em receber um fórum tão bonito e moderno. É um momento histórico para a nossa cidade”, declarou.
ESTRUTURA - Atualmente, a comarca de Rosário possui 2.649 ações judiciais em tramitação, com uma média de 100 processos distribuídos por mês. No primeiro semestre deste ano foram proferidas 411 sentenças. O quadro de funcionários do fórum é composto por três técnicos judiciários, três auxiliares, dois oficiais de justiça, um analista judicial e um assessor.
O novo fórum tem Salão do Júri, salas para audiências, distribuição, oficiais de Justiça, OAB, secretaria, arquivo, Centro de Processamento de Dados, copa, gabinete do juiz e amplo estacionamento para servidores e jurisdicionados. Situado na rua Rui Barbosa, s/nº (Centro), o prédio foi construída em um terreno de 2 mil m², abrangendo 466,62 m² de área construída, com investimento de R$ 1.026.291,62. Projetada na gestão do ex-presidente do TJMA, desembargador Jamil Gedeon, a obra teve início em janeiro de 2012.
Além do desembargador Jamil Gedeon, participaram da inauguração a juíza Marilse Medeiros (representando o presidente da AMMA, Gervásio Santos), o prefeito da cidade, Antônio Santos Ribeiro, o vice-prefeito, Ariston de Sousa, o presidente da Câmara de Vereadores, Márcio Roberto de Carvalho, o diretor de Segurança Institucional do TJMA, capitão Alexandre Magno, secretários municipais, servidores do Judiciário, entre outros.
A solenidade foi encerrada com a bênção do padre Paulo Sérgio e com a apresentação musical da banda Bruno Ferreira, formada por crianças e adolescentes da cidade.
 
Amanda Campos/ Danielle Calvet
Assessoria de Comunicação do TJMA

0 comentários:

Postar um comentário

 

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites Mais