segunda-feira, 30 de setembro de 2013

A vida do primeiro deputado presidiário na cadeia

Reportagem exclusiva da Revista Congresso em Foco revela o dia a dia de Natan Donadon na Papuda. Com o mandato, parlamentar garante cela individual e mais segurança contra atos de violência sexual

Gláucio Dettmar/CNJ
É em ala como esta, da Papuda, que mora o deputado presidiário Natan Donadon

Reportagem exclusiva da nova edição Revista Congresso em Foco mostra como é a vida atrás das grades do primeiro deputado presidiário do Brasil.
Longe da Câmara, Natan Donadon (PMDB-RO) perdeu o direito a comer sua fruta favorita, um mamão cortadinho servido na Liderança do PMDB na Casa. Mas ainda conserva o status de congressista na ala dos detentos mais perigosos do Complexo Penitenciário da Papuda. O mandato garante a Donadon uma cela individual e mais segurança contra atos de violência sexual, prática comum nos presídios brasileiros, inclusive na Papuda.
Condenado a 13 anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF), acusado de desviar R$ 50 milhões da Assembleia Legislativa de Rondônia, o deputado presidiário cumpre pena no pavilhão superlotado Cascavel. Se tivesse sido cassado pelos colegas na sessão de 28 de agosto, Donadon teria de ir para uma cela coletiva.
Lá, segundo a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o dinheiro serve para manter a dignidade. “É uma espécie de pagamento para evitar violências sexuais, os ‘batismos’ aos novatos”, diz a repórter Iara Lemos, que obteve documento exclusivo que revela violações aos direitos humanos no presídio.

Natan Donadon faz parte da bancada de 224 deputados e senadores que respondem a inquéritos ou ações penais no Supremo, reportagem de capa da sétima edição da Revista Congresso

1 comentários:

  1. PORQUE QUE A POLICIA FEDERAL NÃO BAIXA AQUI EM SÃO LUIS GONZAGA, OU SEJA EM BACABAL PORQUE O PREFEITO DA QUI MORA EM BACABAL, É A PREFEITURA TAMBÉM É EM BACABAL, AQUI ELE SÓ VEM PARA FAZER MALDADES COM A SUA ESPOSA AGORA MESMO TOMARAM A FORÇA A RADIO QUE ESTAVA NO COMADO DE UM FILHO GONZAGUENSE, ELE É SUA ESPOSA PENSA QUE A RADIO DA DINHEIRO ENGANOU-SE, PORQUE ELE SÓ SE INTERESSA AONDE DAR DELE TIRAR UM POUQUINHO PRA SEU BOLSO,.

    ResponderExcluir

 

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites Mais