quarta-feira, 28 de agosto de 2013

TJMA amplia capacidade de transmissão de dados no Fórum de São Luís

Guerreiro Júnior diz que todos ganham com a  informatização dos serviços forenses (Foto: Ribamar Pinheiro)
Guerreiro Júnior diz que todos ganham com a informatização dos serviços forenses (Foto: Ribamar Pinheiro)

28AGO201312:37
 
O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) deu mais um passo importante para consolidar o projeto de modernização do Judiciário e para o aprimoramento da prestação jurisdicional no Estado. A capacidade do link que envia e recebe dados do Fórum de São Luís (Calhau) está três vezes mais rápida, garantindo maior agilidade nos procedimentos judiciais e administrativos.
Com os investimentos do TJMA, a velocidade na transmissão e recebimento de informações passou de 300 Mbps para 1.000 Mbps (capacidade de armazenamento, processamento e manipulação de dados).
“A informatização dos serviços forenses brevemente estará consolidado em todas as instâncias do Judiciário maranhense. Todos ganham com a virtualização dos procedimentos judiciais, principalmente a sociedade, que terá uma Justiça mais rápida e eficiente”, ressalta o presidente do TJMA, desembargador Antonio Guerreiro Júnior.
Ele afirma que o Judiciário tem que ter coragem de ousar e romper paradigmas. “Não podemos deixar de ousar. Estamos vivendo uma nova realidade. A modernização dos serviços nos conduz a uma Justiça mais transparente, célere, eficiente. É um projeto para a cidadania maranhense e brasileira”, assinala.
AVANÇO - A medida garante, numa próxima etapa das intervenções, a interligação do Fórum da capital com o Data Center do Judiciário, permitindo maior velocidade de conexão entre as unidades jurisdicionais e a base de dados.
“Com mais esse salto, o Tribunal avança rumo à implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe) ”. A substituição do link no Fórum de São Luís permite não somente mais eficiência, como também economia de 30% no custo do processamento”, afirma o diretor de Informática, Paulo Rocha Neto. ,
Nas 113 comarcas do Maranhão foram instalados 145 links que contam com velocidade entre 2 Mbps e 8 Mbps para agilizar os procedimentos nas secretarias judiciais e no atendimento ao público que busca informações processuais.
“Até o momento 90% das comarcas já estão interligadas ao Data Center, restando apenas cinco – Imperatriz, Açailândia, Bacabal, São Luís e São Domingos do Azeitão. A previsão é que até o início do ano de 2014, 100% das unidades estejam com os dados centralizados no TJMA”, diz Paulo Neto.
 
Assessoria de Comunicação do TJMA

0 comentários:

Postar um comentário

 

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites Mais