domingo, 7 de julho de 2013

Dezesseis assassinatos na primeira semana de julho, em São Luís

Os casos mais recentes têm como vítimas, o ex-presidiário Alex Escorpião, e um adolescente de 15 anos.
 
O Estado
 
07/07/2013 às 17h33 - Atualizado em 07/07/2013 às 19h53

SÃO LUÍS - Na primeira semana, julho já registrou 16 homicídios na Região Metropolitana de São Luís, dos quais apenas quatro registros não ocorreram na capital. Os dois últimos assassinatos foram cometidos no início da manhã deste sábado (7). Alessandro Azevedo Soares, 36 anos, conhecido como Alex Escorpião, e que cumpria pena em regime semiaberto por envolvimento com o tráfico de drogas, foi executado com nove tiros no Monte Castelo. E no João Paulo, a vítima foi um adolescente de 15 anos, que foi morto por dois homens ainda não identificados.
De acordo com informações do sargento Marco e do soldado Wanderson, que atenderam a ocorrência no Monte Castelo, quatro homens chegaram à Rua Paulo Frontim, em um veículo modelo Corsa Classic na cor prata e de placas não identificadas, por volta das 5h45. Após avistarem Alessandro Azevedo Soares, dois deles desceram do carro e efetuaram vários disparos de pistola ponto 40 contra a vítima, que foi atingida na perna esquerda, nuca, rosto e mão direita.
Alessandro Azevedo Soares havia acabado de sair da Unidade Prisional de Ressocialização em Regime Semiaberto localizada na Avenida Getúlio Vargas, no Monte Castelo, onde cumpria pena, e, na companhia de um amigo que não foi identificado, descia a Rua Paulo Frontim em direção à Rua do Chafariz, no Bairro de Fátima, onde morava, quando foi executado. A polícia suspeita que o crime foi cometido por integrantes de um grupo rival como um acerto de contas.
Também na manhã de ontem, foi registrado o homicídio do adolescente Moisés Diniz Almeida, de 15 anos. O crime aconteceu por volta das 10h na Rua da Vala, no João Paulo, quando dois homens desconhecidos alvejaram a vítima com tiros de revólver. O adolescente chegou a ser levado para o Hospital Municipal Djalma Marques (Socorrão I), no Centro, mas não resistiu. A polícia acredita que o jovem também tinha envolvimento com o tráfico de drogas em São Luís.
Números - Somente do dia 1º deste mês até ontem, 16 homicídios foram cometidos na Ilha de São Luís, a maioria na capital, 12. Dois ocorreram em Paço do Lumiar e em São José de Ribamar e Raposa. A média registrada até agora, 2,6 mortes, é maior que a de todo o mês de julho do ano passado, 0,6, por isso a tendência é que 2013 supere 2012 em número de assassinatos. A primeira semana de julho já superou também o mesmo período do mês passado. Nos primeiros sete dias de junho ocorreram oito assassinatos nos quatro municípios da Ilha de São Luís.
Pelo menos 70% dos homicídios cometidos na Região Metropolitana de São Luís tem envolvimento com o tráfico de drogas, segundo levantamento da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), principalmente por causa dos acertos de contas entre grupos criminosos rivais. O consumo crescente de crack na capital preocupa a SSP. Atualmente, cerca de 700 usuários de crack vivem na Região Metropolitana de São Luís, segundo o delegado Joviano Furtado, coordenador do Centro Integrado de Defesa Social (CIDS).
Em apenas oito abordagens realizadas na capital nos últimos meses pela Polícia Civil, mais de 200 usuários foram retirados das ruas, entre eles 40 aceitaram o tratamento oferecido pelo Centro de Atenção Psicossocial de álcool e Drogas (Caps Ad). Os índices de homicídios na Região Metropolitana são elevados também por causa dos casos de latrocínio, lesões corporais seguidas de morte, assassinatos em presídios e mortos em confronto com a polícia.
Balanço
De janeiro a junho deste ano, 359 homicídios foram registrados na Região Metropolitana de São Luís. O índice é superior ao mesmo período do ano passado, 274. Até agora, junho pode ser apontado como o quarto mês mais violento de 2013, superando abril (76), janeiro (64) e maio (62). Fevereiro foi o mês com menor índice, com 41 casos, e também o único que não superou o mesmo mês de 2012 em número de mortes.
Números
514 homicídios foram registrados em 2009 na Região Metropolitana de São Luís
499 homicídios foram registrados em 2010 na Região Metropolitana de São Luís
519 homicídios foram registrados em 2011 na Região Metropolitana de São Luís
635 homicídios foram registrados em 2012 na Região Metropolitana de São Luís
372 homicídios já foram registrados na Região Metropolitana de São Luís este ano

0 comentários:

Postar um comentário

 

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites Mais