sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

SEGURANÇA OU TERROR?



Por um longo período entregue à própria sorte no tocante a segurança publica, Bacabal vive hoje num clima de expectativa de melhores dias. A Policia Militar já tem um novo comando, enquanto a Policia Civil continua enfraquecida. Jader Alves é o delegado regional além de responder por todas as delegacias da cidade. O que intriga a população é isso sob uma vasta e concorrida solenidade a Militar faz a festa para receber o tenente coronel Egídio homem de confiança do senador João Alberto, que poderia também proporcionar melhores condições de trabalho ao delegado Jader Alves. Um fato curioso me chamou atenção; uma postagem realizada por Rogerio Alves em seu blog na ultima segunda feira que passo a mostrar na integra.





Segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013


João Alberto vai comandar a segurança de Bacabal.



Foi publicada na tarde desta terça-feira (29) a portaria que designa o novo comandante do 15º Batalhão de Polícia Militar sediado em Bacabal.



O Batalhão, comandado até hoje pelo major Eriverton Araújo, passará a ser comandado pelo tenente-coronel Egídio Augusto Amaral Soares.



Seria só mais uma troca de comando se o novo comandante não fosse um velho conhecido da cidade por ser responsável pela segurança pessoal do senador João Alberto de Souza.


Informações e foto: Louremar Fernandes.

  

Êta, agora lascou de vez, operação tigre de volta?


  1.  


Seja bem vindo Cel. Egídio. Justiça seja feita e cadeia para os meliantes.



Nessa postagem fica claro a intenção do blogueiro em confundir a opinião publica quanto a quem realmente será o comandante do policiamento em Bacabal se o tenente coronel Egídio ou o senador João Alberto. Fica ainda mais claro o tom de ameaça no ar sob o titulo de o Carcará Voltou, no comentário da postagem a clareza é mais profunda ligando a chegada do novo comandante com a operação Tigre deflagrada nos anos 90 justamente período em que João Alberto assumiu o governo do Estado do Maranhão. Tudo isso poderia não despertar ou chamar a nossa atenção se o titular do blog não fosse advogado e ainda assumido recentemente a Procuradoria do município. Talvez a intenção do Dr. Rogerio Alves não fosse essa, mais pegou mal e chega a causar pânico na população uma vez que essa Operação Tigre foi a responsável pela morte de quase trezentas pessoas na região tocantina e Mearim conforme estamos mostrando relatos da época.



Cadáveres da 'Operação Tigre' assombram passado do vice de Roseana Sarney


Os cadáveres da famigerada "Operação Tigre" - morticínio institucionalizado levado a cabo na região tocantina em 1990 - também assombram o passado político de João Alberto de Souza. Dois deles em especial: Ildeneio Noleto Martins, então com 20 anos, e seu irmão Ildean Noleto Martins, 19. Trabalhadores, sem passagens pela polícia, ambos foram executados pela "Tigre" em junho de 1990, depois de se envolverem num desentendimento familiar.



A "Operação Tigre" foi desencadeada em Imperatriz com o propósito de "varrer" a criminalidade da região. Seu idealizador, o então governador João Alberto, deu uma espécie de "licença para matar" a seu subsecretário de Segurança Pública, o delegado classe especial Luís de Moura Silva (hoje condenado por chefiar o crime organizado no estado) e ao coronel José Rui Salomão Rocha (morto em novembro de 2005, em Fortaleza, em consequência de um enfarte).
  
Os corpos dos irmãos Noleto, fuzilados pela 'Operação Tigre'

Para o advogado José Agenor Dourado, que em 1990 era presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-Imperatriz, a "Operação Tigre" se constituiu num dos maiores morticínios institucionalizados do país.

"Foi mais grave do que os 'esquadrões da morte', que agiram no Rio e em São Paulo nas décadas de 60 e 70. Os 'esquadrões' eram grupos de policiais insatisfeitos que atuavam à revelia do Estado. A 'Tigre' foi incumbida de matar, assassinar, pelo próprio Estado. Ela foi determinada pelo próprio governador. Isso é muito mais detestável do que alguns policiais formarem um grupo de extermínio".

Não se sabe até hoje - e talvez nunca se saiba com exatidão - quantas pessoas foram executadas pela "Tigre". De acordo com o advogado Josemar Pinheiro, também ex-presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB, que enviou à Organização das Nações Unidas (ONU) dados sobre a operação, mais de 100 pessoas foram assassinadas pela polícia nos pouco mais de quatro meses em que os PMs pistoleiros atuaram na região de Imperatriz.

Sabe-se que bandidos notórios sucumbiram crivados de balas, mas muita gente com ficha policial limpa - ou na condição de meros suspeitos - também foi morta. Entre eles, os irmãos Ildeneio e Ildean Noleto.

 



 Bacabal não está precisando de homem da confiança de João Alberto o que realmente estamos precisando é que o governo devolva ao nosso povo a confiança e o direito de ir e vir das pessoas. Precisamos que o governo demonstre segurança nas suas ações para que o povo volte a confiar nos nossos representantes no Executivo, Legislativo e Judiciário.

8 comentários:

  1. GENTE EU ESTAVA NESTE TEMPO;CONHECI ATE O JAQUETAO,BRACINHO TORTO MORAVA PENSO EYU ENM lAGO VERDE.MORRERAO MUITOS MAGINAS E PESSOAS QUE NAO TINHA NADA VER COM A SITUAÇAO.jR TENHA CUIDADO ESSE PVO NAO SAO DE CONFIANÇA E JOAO E ZE JA COMEÇARAM A PESSEGUIÇAO EM CIMA DE VC.CUIDADO MAIS O POVO QUIS ASSIM VAMOS LA.MAIOR DO QUE dEUS NAO HA.

    ResponderExcluir
  2. JR,COMO SEMPRE VC SÓ FALA A VERDADE,,,MIM LEMBRO DESSE ACONTECIDO,,,,ERA VIZINHO DE UMA DAS FAMILIAS QUE JOAO ALBERTO MANDOU MATAR O FILHO,,,,QUE DEUS PROTEJA NOSSA CIDADE,,MAIS O PIOR QUE QUEM QUIS QUE ESSE TEMPO VOLTASSE FOI O PROPRIO POVO,,,

    ResponderExcluir
  3. Tudo bando de ladrao,,,,esse advovado tem moral de nada,,,,,nem ele sabe de que lado ele ta,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,

    ResponderExcluir
  4. JR,,,JOAO ALBERTO,,,,É QUE É O PREFEITO DE BACABAL,,,,E AO INVÉS DELE QUERER DE NOVO TENTAR FAZER TERRORISMO DEVERIA,,,ERA TRAZER BENEFICIOS PARA SAUDE,,,SEGURANÇA,,,AUMENTAR O PRESIDIO,,,BEM FEITO PRA QUEM VOTOU NO GRUPO DO CARCARA,,,,,,,,,,,,,,

    ResponderExcluir
  5. tudo bando de corruptos,,,,,,,,bronca neles jr

    ResponderExcluir
  6. JOAO ALBERTO,,,E GRUPO SARNY,,,,,,MALDIÇAO DO MARANHAO

    ResponderExcluir
  7. TUDO QUERENDO MAMAR NAS TETAS DA PREFEITURA,,,,AI VEM ZÉ ALBERTO,,,QUERENDO SER POLITICO HONESTO,,,VAI SER É PIOR QUE OS OUTROS,,,JA ERA ENROLADO COMO PECUARISTA,,,IMAGINE

    ResponderExcluir
  8. PENSO QUE JR GOSTA DE BANDIDO,PELA SUAS PALAVRAS ME FAZ CRER NISSO,SE ESSA TAL OPERAÇÃO TIGRE FOI FORMADA PRA ACABAR COM BANDIDOS QUE ASSOLAVAM AS CIDADES MARANHENSES E ISSO É FATO,NA QUAL NINGUÉM PODERIA SAIR NAS RUAS COMO HOJE EU VEJO AQUI MESMO EM BACABAL..JÁ ESTAVA MAIS DO QUE NA HORA DE VOLTAR NOVAMENTE ESSA OPERAÇÃO ...TODOS QUE NAQUELA ÉPOCA VIVERAM SABE OS QUE FORAM EXTERMINADO OU ERA ASSASSINOS OU LADRÕES OU AMIGOS E PARENTES DESSES QUE PARTICIPAVAM DE GRUPOS DE ASSALTOS...E NÃO VENHA DIZER QUE MORREU GENTE INOCENTE QUE ISSO É MENTIRA...FAZENDO UMA INVESTIGAÇÃO MAIS A FUNDO ESSES IRMÃOS NOLETO ATERRORIZAVAM POR ONDE PASSAVAM E ISSO É FATO...E É FATO TAMBÉM QUE MUITOS MARGINAIS E BANDIDOS RENOMADOS AQUI DE NOSSA CIDADE FORAM PARA OUTRO MUNDO AO LADO DE LUCIOS(LUCIFER) E ASSIM DEIXANDO A CIDADE MAIS TRANQUILA...E HOJE VEJO VOCÊ ESCREVENDO ALGUMAS BOBAGENS QUE NAQUELE TEMPO VOCÊ JR,ERA UM QUE MAIS VIBRAVAM COM ESSAS MORTES DE BANDIDOS...COMO VOCÊ SE ACHA UM REPÓRTER INVESTIGATIVO ,VÁ AFUNDO NESSE CASO E INVESTIGUE AS VIDA DESSES QUE MORRERAM E OLHE SE TINHA ALGUM INOCENTE...NESSA VIDA O ÚNICO INOCENTE QUE MORREU DE GRAÇA FOI JESUS CRISTO NOSSO SENHOR..ENTÃO NÃO VENHA COM BALELAS...

    ResponderExcluir

 

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites Mais